Redução da exposição contra picadas de mosquitos

  • Quando possível, manter-se protegido dentro de edificações durante as horas pico de atividade dos mosquitos (cedo de manha e antes do anoitecer).

  • Use roupas que cubram a maior parte da pele possível.

  • Aplique o repelente adequadamente nas roupas e na pele descoberta. Os repelentes recomendados tem DEET, picaridin ou IR3535 como principio ativo. Procure seguir as instruções do produto.

  • Não aplique repelente embaixo das roupas, ao redor dos olhos ou na boca, nem em cortes, feridas abertas ou pele irritada. Aplique primeiro o repelente nas mãos e depois espalhe na cara com as mãos. Os adultos devem aplicar o repelente nas crianças. Evite aplica-lo nas mãos das crianças.

  • Use mosquiteiros e telas de mosquito nas janelas e portas. Embora o Aedes aegypti não acostuma picar de dia, é recomendável o uso de mosquiteiro de cama para atividades sedentárias ou para dormir. Os mosquiteiros serão mais efetivos se forem tratados com inseticida Pyrethroid.

Reduzir a população do mosquito

  • Use inseticida de uso domestico e mate os mosquitos adultos, se as picadas ocorrerem em casa. Siga as instruções do produto. Os melhores lugares para aplica-lo são os cantos escuros, embaixo do moveis e detrais das cortinas. Evite aplicar o inseticida perto de utensílios de cozinha ou de preparação de comidas, tampouco em superfícies frequentemente tocadas por pessoas.

  • Esvazie qualquer agua estancada em volta da casa. Os lugares típicos de reprodução incluem plantas em vasos (agua acumulada no prato ou na terra), vazamentos de agua do teto bloqueados e as valas de rua. Os recipientes descartados, as lonas e a vegetação também podem acumular agua. Os mosquitos podem criar as larvas em volumes de agua tão pequenos como a tampa de uma garrafa. A agua de consumo humano debe ser cobrir bem. Aquela agua impossivel de esvaziar deve se tratar com inseticidas. O Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) é o larvicida efetivo e seguro para o uso humano e pelo meio ambiente.

  • Ovitraps (Armadilhas de ovos): Deter a reprodução dos mosquitos ao fornecer um lugar para  que botem seus ovos e destrui-los depois.

    • As armadilhas consistem em encher os recipientes com uma certa quantidade de agua. Não precisa ser agua limpa e os recipientes não precisam ser muito grandes. Colocar na agua de maneira semi-submersa um pedaço de papel, galho, folha ou tecido (uma meia), para as fêmeas pousarem.

    • Ponha varias armadilhas ao redor da casa e em quintais nas sombras. Enumerar as armadilhas facilita a lembrança de cada uma.

    • Uma vez ao dia, adicione sabão liquido ou em po dentro dos recipientes, deixe repousar por uma hora e esvazie depois a agua pelo encanamento se for possível ou na areia ao sol, mas não jogue a agua no solo o na terra. Limpe bem o recipiente para remover os ovos que possivelmente ficaram nas paredes.

    • Encher os recipientes com agua e distribuir as armadilhas de novo.

    • Cada armadilha deve ser limpa uma vez ao dia. Enumerar as plantas facilita o processo de revisão. Perder um dia não faz muito mal pois os ovos demoram mais para se desenvolver, mas esperar muito tempo criara novos mosquitos.

    • Se a água não for abundante, é importante saber que pequenas quantidades de água suja são perfeitas para o fim. Se o sabão for difícil de se conseguir, as organizações humanitárias poderiam em fornecer sabão como parte da estrategia para reduzir a população do mosquito.

Restrições de viagens

Evite viajar nas áreas afetadas para reduzir a propagação geográfica, especialmente mulheres gravidas. É recomendável que as pessoas que viajarem nas áreas afetadas se auto-isolarem por um período de 7 dias em uma casa com mosquiteiros para evitar a propagação da infecção em outros mosquitos.